Inscrições Abertas

Modelos de negócio e monetização da música online em formatos digitais
Quando: 29/09/14 - 02/10/14 Horário: Das 19h30 às 22h30 Carga horária: 12 horas

A evolução da tecnologia de informação possibilitou a partir de 1990 o compartilhamento de música através do formato digital, o que, somado ao advento da internet, proporcionou significativas mudanças no mercado e na cadeia produtiva da indústria fonográfica: a possibilidade de distribuir música sem necessidade de um suporte físico. Diante das mudanças, a indústria fonográfica vem...

Conceito, olhar corporativo e ferramentas | com Piatã Kignel
Quando: 06/10/14 - 09/10/14 Horário: Das 19h30 às 22h30 Carga horária: 12 horas

Originário da intersecção entre o público e o privado, o conceito e prática do marketing cultural traduz um cenário complexo que envolve governo, iniciativa privada e pequenos e médios empreendedores. O objetivo do curso Marketing Cultural é traçar um panorama histórico do conceito, demonstrando sua evolução e perspectivas para o futuro e, a partir da...

Conversas com executivos das emissoras
Quando: 16/10/14 Horário: Das 14h às 17h30 Carga horária: 3 horas

Que a nova lei de TV por assinatura ampliou as possibilidades de produção e exibição do programas nacionais não há dúvidas. Mas um dos maiores desafios dos criadores, roteiristas, diretores e produtores ainda é entender o que buscam os canais. Como chegar nos responsáveis pela escolha do que entra na programação, que tipo de projetos eles esperam receber, quais são seus objetivos e...

Inovação, mercado e empreendedorismo | com Leonardo Brant
Quando: 18/10/14 - 19/10/14 Horário: Das 09h às 17h Carga horária: 12 horas

Os mercados de cultura, entretenimento e economia criativa vivem um momento de grande ebulição no Brasil. A ascensão da classe C e da classe criativa, as tecnologias de informação e comunicação, os novos modelos de negócios, sistemas de financiamento e os grandes eventos internacionais, como Copa do Mundo e Olimpíadas, abrem perspectivas inéditas para o empreendedorismo e a...

Oficina prática e legislação atualizada | com Melissa de Mendonça e Sirlene Ciampi
Quando: 21/10/14 - 23/10/14 Horário: Das 19h30 às 22h30 Carga horária: 9 horas

A boa gestão de um projeto incentivado só pode ser garantida com uma prestação de contas bem realizada. O proponente precisa se antecipar, planejando e executando o projeto de forma a garantir a lisura, a transparência e a legalidade na condução de recursos regulados pelo Poder Público. O curso Prestação de Contas em projetos incentivados apresenta os...

Oportunidades e Gestão
Quando: 27/10/14 - 30/10/14 Horário: Das 19h30 às 22h30 Carga horária: 12 horas

O controle de direitos autorais devidos à utilização de obras musicais sob todas as formas (comercialização de CDs, sincronizações audiovisuais, execuções públicas em emissoras de radio, TV e locais de frequência coletiva, reprodução, distribuição ou transmissões por meio digital e outras) deve ser feito de maneira eficiente para gerar aos intérpretes, músicos, compositores e, enfim...

"America's #1 Film Instructor" | com Dov Simens
Quando: 28/10/14 - 29/10/14 Horário: Das 09h às 18h Carga horária: 15 horas

RioFilme apresenta o curso Hollywood 2-Day Film School é uma imersão que consolida o conteúdo de anos de escolas de cinema em um fim de semana. O método oferece uma visão abrangente da indústria, ideal para cineastas e profissionais de todas as áreas audiovisuais, independentemente da experiencia no mercado. Foram alunos de Dov cineastas como Baz...

"America's #1 Film Instructor" | com Dov Simens
Quando: 31/10/14 Horário: Das 09h às 20h Carga horária: 9 horas

O curso Hollywood 1-Day Film School é uma imersão que consolida o conteúdo de anos de escolas de cinema em um fim de semana. O método oferece uma visão abrangente da indústria, ideal para cineastas e profissionais de todas as áreas audiovisuais, independentemente da experiencia no mercado. Foram alunos de Dov cineastas como Baz Luhrman (The Great Gatsby...

Modelos de negócio na produção e distribuição
Quando: 01/11/14 - 09/11/14 Horário: Das 09h às 17h Carga horária: 24 horas

Nos últimos anos, temos acompanhado o crescimento acelerado do mercado audiovisual, em resposta principalmente às mudanças trazidas pela Lei 12.485/2011, e ao volume de recursos disponíveis para o desenvolvimento do setor.

Diante deste cenário otimista de grandes oportunidades, torna-se indispensável uma atenção e preparação cada vez maiores por parte daqueles que trabalham...

Modelos de negócio na produção e distribuição
Quando: 10/11/14 - 26/11/14 Horário: Das 19h às 22h Carga horária: 24 horas

Nos últimos anos, temos acompanhado o crescimento acelerado do mercado audiovisual, em resposta principalmente às mudanças trazidas pela Lei 12.485/2011, e ao volume de recursos disponíveis para o desenvolvimento do setor.

Diante deste cenário otimista de grandes oportunidades, torna-se indispensável uma atenção e preparação cada vez maiores por parte daqueles que trabalham...

Elaboração, planejamento e gestão
Quando: 10/11/14 - 13/11/14 Horário: Das 19h30 às 22h30 Carga horária: 12 horas

O projeto cultural ocupa um lugar central na produção cultural brasileira. As leis de incentivo, o patrocínio e até mesmo os empreendimentos criativos funcionam dentro dessa lógica. Por isso a elaboração de um projeto pressupõe um bom planejamento e estudo de viabilidade.

O curso Projetos Culturais conta com a experiência de quem já atuou em diferentes frentes...

Inovação, mercado e empreendedorismo | com Leonardo Brant
Quando: 11/11/14 - 12/11/14 Horário: Das 10h às 18h Carga horária: 12 horas

A economia mundial passa por um momento de profunda reestruturação. O avanço da cultura digital, a bolha dos mercados financeiros, a consolidação do processo de industrialização do continente asiático, o surgimento no cenário da economia criativa e o boom do mercado do entretenimento, impulsionado pelas novas mídias, são fatores que redimensionam e reposicionam o empreendedor...

Mitos, fatos e como transformar criatividade em desenvolvimento | Com Ana Carla Fonseca
Quando: 15/11/14 - 16/11/14 Horário: Das 09h às 17h Carga horária: 12 horas

A criatividade entrou para a pauta do dia. Indústrias criativas, economia criativa, empreendedorismo criativo, classe criativa. Criatividade virou a bola da vez - o que é péssimo, já que corremos o risco de banalizar um conceito, antes de realmente entendê-lo. Se criatividade é importante desde que o mundo é mundo, por que assumiu tanto protagonismo nos dias de hoje? O que há de...

O sistema da arte e internacionalização | com Mônica Novaes Esmanhotto
Quando: 24/11/14 - 27/11/14 Horário: Das 19:30h às 22:30h Carga horária: 12 horas

O mercado de arte vive em constante movimento e franco desenvolvimento. Esta dinâmica exige formação constante de novos profissionais para atuar nesta cadeia produtiva que cresce e se complexifica.

O curso Mercado de Artes Visuais trará um panorama deste setor no Brasil e de como ele se relaciona com o sistema global, possibilitando ao aluno reciclar seus...

Inscrições Encerradas

Funcionamento e passo a passo básicos na linha de produção para TV
O Fundo Setorial do Audiovisual trata-se da principal fonte de recursos públicos para estruturação da indústria audiovisual brasileira, o que inclui linhas destinadas ao desenvolvimento e ao investimento na produção de conteúdos brasileiros independentes. Regido pelo Regulamento Geral do Prodav, o Fundo conta com um conjunto de linhas de desenvolvimento e de produção audiovisual nas...
Diálogos entre criação e mercado
A nova Lei de TV por assinatura (12.485/2011) e o recente lançamento pelo Governo Federal do Programa Brasil de Todas as Telas que pretende transformar o país em um dos cinco maiores mercados audiovisuais do mundo gerou enorme demanda por novos conteúdos brasileiros e por criadores, roteiristas, showrunners e produtores independents dispostos a criar, desenvolver e produzir séries e...
Da formatação à prestação de contas: impulsionando projetos e produções culturais no Sistema ProAC-Icms | com Inti Queiroz, Camila Alves, Elainy Mota
Com oito anos de existência e cada vez mais relevância para o desenvolvimento do setor cultural paulista, o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo - o ProAC, movimenta mais de 150 milhões de reais anualmente, impulsionando a produção cultural e o desenvolvimento de negócios criativos. A Jornada ProAC quer apresentar o mecanismo como oportunidade de negócios,...
Cultura e entretenimento sob a perspectiva do mercado | com Gui Afif
Uma abordagem prática sobre o negócio cultural. O curso Captação de Recursos auxilia o participante a organizar formas de financiamento, prospecção, argumentação de venda, além de estruturar a comunicação, o projeto comercial e a negociação com clientes e patrocinadores. O objetivo final do curso é habilitar o participante a desenvolver a captação de recursos de seu projeto ou...
Da elaboração à viabilização
O projeto cultural ocupa um lugar central na produção cultural brasileira. As leis de incentivo, o patrocínio e até mesmo os empreendimentos criativos funcionam dentro dessa lógica. Jornada Projetos Culturais traz os elementos mais sensíveis para quem desenvolve, gere e comercializa projetos. Com presença de alguns dos mais renomados nomes da produção cultural brasileira, a...
Da teoria à prática
Polêmica, combatida por alguns, defendida por outros, a Jornada Lei Rouanet é o mais importante mecanismo de financiamento à cultura do país. Despeja mais de um bilhão de reais todos os anos no mercado cultural. Apesar de muito concentrada, faz movimentar cerca de 150 mil empresas culturais no Brasil, segundo dados do Ministério da Cultura. Isso faz com que se torne o motor para o...
Oportunidades do mercado externo para a música brasileira
A música brasileira é notoriamente uma das mais importantes no cenário mundial. Se essa realidade traz prestígio cultural ao nosso país, o que nos benificia, de forma geral, o mesmo não ocorre na geração de divisas econômicas diretamente ligadas à área musical.   A relevância cultural da nossa música no exterior é inegável, porém não tem gerado os benefícios econômicos que deveriam...
Como incorporar práticas e ferramentas avançadas de gestão a projetos criativos ampliando sua efetividade | com Cláudia Taddei
Pensar projetos como organismos vivos e fontes contínuas de aprendizado. O curso Gestão Sociocriativa busca apresentar possibilidades metodológicas para gerir projetos, ações e programas na área criativa, facilitando o desenvolvimento de trabalhos em ambientes colaborativos e a sua relação com investidores, parceiros e públicos em geral. Refletir e pesquisar sobre o processo e as...
Estruturando as fontes e recursos para empreendimentos culturais | com Minom Pinho
O curso Fontes de Financiamento aborda as múltiplas modalidades de financiamento e estudos de viabilidade para empreendimentos culturais e criativos. A partir dos projetos/negócios ou iniciativas trazidas pelos alunos, o conteúdo contempla os elementos principais do projeto e as modalidades possíveis de financiamento diante das mudanças recentes no mercado....
A semente da mudança
Ao transpor nossas ideias em ação, muito acaba ficando diferente do esperado. Talvez por isso o momento mais delicado de um negócio seja sua criação. Isso é ainda mais difícil quando a proposta é montar algo novo, que ainda não foi testado em nosso mercado.  A semente da mudança. Empreendedores Criativos é uma plataforma de informação, sistematização de conhecimento e estímulo ao...