Inscrições Abertas

Produção executiva, logística, aspectos legais e gestão financeira de shows e eventos culturais | com Isaira Garcia de Oliveira
Quando: 02/08/14 - 03/08/14 Horário: Das 09h às 17h Carga horária: 12 horas

A produção cultural brasileira vive um momento interessante. Por um lado observa o desgaste dos mecanismos tradicionais de financiamento. Por outro, experimenta o grande boom da indústria do entretenimento, o fenômeno das redes e mídias digitais, além do surgimento de uma nova classe produtora e consumidora de cultura.

O curso Produção Cultural traça um breve...

Oficina prática e legislação atualizada | com Melissa de Mendonça e Sirlene Ciampi
Quando: 11/08/14 - 13/08/14 Horário: Das 19h às 22h30 Carga horária: 10 horas

A boa gestão de um projeto incentivado só pode ser garantida com uma prestação de contas bem realizada. O proponente precisa se antecipar, planejando e executando o projeto de forma a garantir a lisura, a transparência e a legalidade na condução de recursos regulados pelo Poder Público. O curso Prestação de Contas em projetos incentivados apresenta os...

Formatação de projetos culturais para os editais ProAc 2014 | com Valerya Borges
Quando: 13/08/14 Horário: Das 09h às 17h Carga horária: 6 horas

Os editais do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo) são, atualmente, uma das principais formas de financiamento direto a projetos culturais de segmentos importantes mas que não necessariamente estão dentro das logicas que regem largamente o mercado cultural, no que tange o funcionamento das leis de incentivo fiscal. Tratam-se de concursos com regras...

Reinventar práticas e territórios culturais | com André Martinez
Quando: 16/08/14 - 17/08/14 Horário: 09h às 18h Carga horária: 15h

Aprenda a obter efetividade máxima em projetos culturais, transformando-os em projetos sociocriativos: empreendimentos, organizações, políticas, estratégias e arranjos que buscam inovação social de forma sustentável e a partir de fluxos e processos criativos. Desenvolva um pensamento inovador, sistêmico, baseado em práticas de pesquisa e orientado ao design da efetividade.

O...

Estruturando as fontes e recursos para empreendimentos culturais | com Minom Pinho
Quando: 18/08/14 - 21/08/14 Horário: Das 19h30 às 22h30 Carga horária: 12 horas

O curso Fontes de Financiamento aborda as múltiplas modalidades de financiamento e estudos de viabilidade para empreendimentos culturais e criativos. A partir dos projetos/negócios ou iniciativas trazidas pelos alunos, o conteúdo contempla os elementos principais do projeto e as modalidades possíveis de financiamento diante das mudanças...

Como incorporar práticas e ferramentas avançadas de gestão a projetos criativos ampliando sua efetividade | com Cláudia Taddei
Quando: 23/08/14 - 24/08/14 Horário: Das 09h às 17h Carga horária: 12 horas

Pensar projetos como organismos vivos e fontes contínuas de aprendizado. O curso Gestão Sociocriativa busca apresentar possibilidades metodológicas para gerir projetos, ações e programas na área criativa, facilitando o desenvolvimento de trabalhos em ambientes colaborativos e a sua relação com investidores e público em geral.

Refletir e pesquisar sobre o...

Oportunidades do mercado externo para a música brasileira
Quando: 25/08/14 - 28/08/14 Horário: Das 19:30h às 22:30h Carga horária: 12 horas

A música brasileira é notoriamente uma das mais importantes no cenário mundial. Se essa realidade traz prestígio cultural ao nosso país, o que nos benificia, de forma geral, o mesmo não ocorre na geração de divisas econômicas diretamente ligadas à área musical.

 

A relevância cultural da nossa música no exterior é inegável, porém não tem gerado os benefícios...

Da teoria à prática
Quando: 01/09/14 - 04/09/14 Horário: Das 19h30 às 22h30 Carga horária: 12 horas

Polêmica, combatida por alguns, defendida por outros, a Jornada Lei Rouanet é o mais importante mecanismo de financiamento à cultura do país. Despeja mais de um bilhão de reais todos os anos no mercado cultural. Apesar de muito concentrada, faz movimentar cerca de 150 mil empresas culturais no Brasil, segundo dados do Ministério da Cultura. Isso faz com que se torne...

Da elaboração à viabilização
Quando: 06/09/14 - 07/09/14 Horário: Das 09h às 17h Carga horária: 12 horas

O projeto cultural ocupa um lugar central na produção cultural brasileira. As leis de incentivo, o patrocínio e até mesmo os empreendimentos criativos funcionam dentro dessa lógica. Jornada Projetos Culturais traz os elementos mais sensíveis para quem desenvolve, gere e comercializa projetos. Com presença de alguns dos mais renomados nomes da produção...

Da formatação à prestação de contas: impulsionando projetos e produções culturais no Sistema ProAC-Icms | com Inti Queiroz, Camila Alves, Elainy Mota
Quando: 13/09/14 - 14/09/14 Horário: Das 09h às 17h Carga horária: 12 horas

Com oito anos de existência e cada vez mais relevância para o desenvolvimento do setor cultural paulista, o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo - o ProAC, movimenta mais de 150 milhões de reais anualmente, impulsionando a produção cultural e o desenvolvimento de negócios criativos.

Jornada ProAC quer apresentar o mecanismo como...

Cultura e entretenimento sob a perspectiva do mercado | com Gui Afif
Quando: 20/09/14 - 21/09/14 Horário: Das 09h às 17h Carga horária: 12 horas

Uma abordagem prática sobre o negócio cultural. O curso Captação de Recursos auxilia o participante a organizar formas de financiamento, prospecção, argumentação de venda, além de estruturar a comunicação, o projeto comercial e a negociação com clientes e patrocinadores. O objetivo final do curso é habilitar o participante a desenvolver a captação de...

Diálogos entre criação e mercado
Quando: 26/09/14 - 28/09/14 Horário: Sex das 19h30 às 22h30, Sáb e dom 09h às 17h Carga horária: 15 horas

A nova Lei de TV por assinatura (12.485/2011) e o recente lançamento pelo Governo Federal do Programa Brasil de Todas as Telas que pretende transformar o país em um dos cinco maiores mercados audiovisuais do mundo gerou enorme demanda por novos conteúdos brasileiros e por criadores, roteiristas, showrunners e produtores independents dispostos a criar, desenvolver e produzir séries e...

Modelos de negócio e monetização da música online em formatos digitais
Quando: 29/09/14 - 02/10/14 Horário: Das 19h30 às 22h30 Carga horária: 12 horas

A evolução da tecnologia de informação possibilitou a partir de 1990 o compartilhamento de música através do formato digital, o que, somado ao advento da internet, proporcionou significativas mudanças no mercado e na cadeia produtiva da indústria fonográfica: a possibilidade de distribuir música sem necessidade de um suporte físico. Diante das mudanças, a indústria fonográfica vem...

Inscrições Encerradas

Estratégias de financiamento e internacionalização para a produção de obras de arte
O mercado de arte vive em constante desenvolvimento, sendo essencial que todos os profissionais da cadeia estejam inseridos nessas mudanças, acompanhando o e munindo-se das novas ferramentas de trabalho. O curso Mercado de Artes Visuais trará um panorama de como o sistema alcançou o formato atual, possibilitando ao aluno reciclar seus conhecimentos e visualizar novas...
Modelos de negócio na produção e distribuição
Nos últimos anos, temos acompanhado o crescimento acelerado do mercado audiovisual, em resposta principalmente às mudanças trazidas pela Lei 12.485/2011, e ao volume de recursos disponíveis para o desenvolvimento do setor. Diante deste cenário otimista de grandes oportunidades, torna-se indispensável uma atenção e preparação cada vez maiores por parte daqueles que trabalham com projetos...
Cultura e entretenimento sob a perspectiva do mercado | com Gui Afif
Uma abordagem prática sobre o negócio cultural. O curso Captação de Recursos auxilia o participante a organizar formas de financiamento, prospecção, argumentação de venda, além de estruturar a comunicação, o projeto comercial e a negociação com clientes e patrocinadores. O objetivo final do curso é habilitar o participante a desenvolver a captação de recursos de seu...
Contexto, planejamento estratégico e estudos de caso | com Eliane Costa
O patrocínio cultural é uma ferramenta de comunicação com grande capacidade de agregar reputação a uma marca, ativo cada vez mais valioso para qualquer instituição. A grande expansão do volume de recursos envolvidos em patrocínios culturais nos últimos anos passou a exigir das empresas uma maior sistematização dessa ação, ao lado da qualificação de seus gestores e técnicos, de forma que...
Da teoria à prática | com Ana Carla Fonseca
As cidades vêm conquistando a pauta do dia ao longo da última década. A efervescência de discussões e debates em torno do tema garante espaços crescentes na construção do diálogo a respeito de suas relações, efeitos e impactos junto às esferas da cultura, economia, sustentabilidade e do desenvolvimento. O curso Cidades Criativas mostra que as soluções para os problemas...
Após passar por cinco cidades brasileiras (Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Recife e Salvador), o Treinamento Nesta-British Council para Empreendedores Criativos chega a São Pauo. Realizado com patrocínio do Sebrae, o treinamento mostra aos participantes como planejar, desenvolver e comunicar o seu negócio, utilizando uma metodologia desenvolvida...
O funcionamento, as práticas e as tendências digitais da indústria do livro, e como a edição pode ser um bom negócio | com Carlo Carrenho
A indústria do livro é, antes de mais nada, dinâmica. Afinal, cada livro tem sua história, seu mercado, seus leitores, sua função. Não existe tédio no dia-a-dia do publisher ou editor. Mas se este dinamismo é bom e atrativo por um lado, por outro ele está diretamente ligado aos maiores desafios e ameaças que o mercado editorial vem enfrentando. Afinal, como gerenciar um negócio com...
estratégias e ferramentas de marketing para o mercado cultural | com Kluk Neto
Apesar das diversas fontes de recursos e opções de financiamento disponíveis no mercado cultural brasileiro, uma série de iniciativas e projetos falha (ou simplesmente não sai do papel) em razão da falta de conhecimento prático e conceitual, por parte de produtores e profissionais da área, quanto às dinâmicas, sistemas e dimensões comerciais que regem o setor cultural . No contexto de...
Mercado e financiamento de projetos | com Hermes Leal, Gilberto Toscano e Goyo Garcia
O mercado audiovisual brasileiro vive um momento de grandes expectativas. A nova lei de TV por assinatura transfigurou as relações de mercado e ampliou consideravelmente o investimento público no setor, por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).  Um dos maiores desafios das produtoras têm sido a criação e formatação de seriados e programas de TV que atendam as...
Como vender seu projeto de audiovisual em 60 ou 90 segundos | com Ivan Teixeira
O curso Técnicas de Piching apresenta o passo-a-passo para melhorar a performance dos profissionais que pretendem apresentar uma ideia, um projeto ou um roteiro por meio de um Pitching (defesa oral), tanto em reuniões de grande formalidade como em ocasiões informais. O renomado produtor Ivan Teixeira ensina como construir um Pitch vencedor, de maneira a persuadir aqueles que...